A BEDETECA DE BEJA

Inaugurada em abril de 2005, a Bedeteca de Beja (uma das 5 existentes no país) é um equipamento municipal essencialmente vocacionado para a divulgação da banda desenhada, embora contemple áreas como a ilustração, o cartune e o cinema de animação. A Bedeteca de Beja possui um acervo considerável de álbuns de banda desenhada e revistas (contemplando todas as tendências e movimentos), composto por vários milhares de exemplares

 

Programação

A programação da Bedeteca, mensal, abrange áreas tão diversificadas como a montagem de exposições (ao longo dos anos a Bedeteca organizou mais de 400 exposições), workshops, encontros, conferências, eventos temáticos, etc.

 

Ateliês

A Bedeteca mantém dois ateliês em funcionamento: o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada, e o Ouriço-do-Mar (crianças). Congregando, no conjunto mais de 50 autores de banda desenhada da cidade e arredores e dos concelhos limítrofes.

Edição do Venham + 5 e do Splaft!

Outra vertente importante da ação da Bedeteca reside na publicação do fanzine Venham + 5 (onde se publicam os autores do Ateliê, entre outros), da Coleção Toupeira (onde se dá relevo à produção artística local e nacional) e da revista Splaft! (de crítica e divulgação).

 

Atividade “fora de portas”

A ação da Bedeteca tem extrapolado grandemente as fronteiras da região. Ao longo dos anos já promoveu atividades em 48 concelhos do país, do Porto a Faro (exposições, ateliês, ações de sensibilização nas escolas, etc.), e conferências e exposições um pouco por todo o mundo: Angola, Bélgica, Brasil, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Polónia e Sérvia.